A aventura de um lamecense perdido em terras andinas!
Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007
Mais um historria de Crrrracovia
czesc!
Depois de muito adiada ca vai mais uma historia directamente do congelador chamado cracovia : )

Ha seis seculos, ou talvez mais(nestas coisas nunca se sabe...) uma onda de peste bubonica alastrou pela Europa, impiedosamente reclamando a vida de inumeras vitimas. Nem sequer a cidade real de Cracovia foi poupada (deviam pensar que eram mais que os outros...). Nao havia um unico dia sem que houvessem centenas de mortes. Velhos, novos, todos morriam numa dor terrivel. As ruas da cidade estavam quase desertas, pois aqueles que sobreviviam fechavam-se nas suas casas, certificando-se que nao havia uma unica abertura nas portas e janelas. Mas nem assim escapavam as garras da morte, e todas as manhas, por detras das janelas, lamentacoes eram ouvidas, tal era o numero de pessoas que chorava os seus familiares.
Nas sinagogas do bairro judeu oracoes eram feitas a Deus implorando que  desviasse a Sua colera sagrada do Seu povo. Ate mesmo os ricos que sempre tinham sido indiferentes a miseria humana comecaram a doar generosamente para os pobres. Mesmo assim, nem as oracoes nem as accoes generosas tiveram poder suficiente para parar a praga que destruia a cidade como uma furia sem limites.
E ai subitamente alguem lembrou-se de um velho costume, capaz de apaziguar a praga, praticado as vezes nas pequenas vilas e aldeias. A comunidade deveria preparar , com o seu dinheiro, um casamento entre dois aleijados no cemiterio judeu. Esta ideia foi aceite pelos judeus de Cracovia, que se agarraram a ela como se fosse a sua ultima esperanca. As preparacoes para a cerimonia foram feitas escrupulosamente. Contudo, quando estava quase tudo pronto, surgiu um problema. Enquanto as pessoas andaram ocupadas a preparar tudo, esqueceram-se de encontrar o casal apropriado. Entao um louca procura comecou.Os homens logo encontraram um noivo  e trouxeram-no para o cemiterio. Era Feivel, um corcunda cego de um olho. As mulheres trouxeram-lhe uma noiva, a coxa Rifke.
E assim,ao fim da tarde de Sexta os dois encontraram-se e foram casados debaixo do chuppah. Feivel colocou um fino anel no dedo de Rifke, partiu um copo com o  pe e a multidao de convidados gritou alto "Mazel tov!". A danca comecou e a festa rapidamente ficou animada. No meio da farra e alegria, acompanhada de musica e risos, todas as preocupacoes parecerem  tenues e distantes. Ninguem mais se lembrou da praga. Os convidados do casamento nem sequer prestaram atencao ao facto de que o sol ja se tinha posto ha muito, dando lugar a lua e as estrelas e anunciando o inicio do Sabbath. Nao receber o sabbath correctamente era um grave pecado contra as leis de Deus, pelo qual os alegres e risonhos celebrante foram a tempo punidos.
Debaixo deles a terra parecia escapar rapidamente. A danca parou subitamente e a musica parou a meio. Todos ficaram petrificados como se se tivessem transformado em pedra, lembrando os sombrios tumulos a sua volta. So ai repararam que a terra estava a tremer violentamente. Cada tremor era mais forte e mais ameacador ate que subitamente a crosta da terra abriu, mostrando um ardente abismo, como uma boca voraz de uma besta demoniaca. Em menos de um segundo engoliu todos os dancarinos e a terra fechou-se tao subitamente como tinha aberto. E ai o pesado silencio da morte envolveu o cemiterio e todo o bairro judeu...
Diz-se que desde ai e proibido comemorar casamentos as Sextas e que nao houve mais funerais no cemiterio...

Esta e das historias mais estranhas que ja ouvi por aqui,tinha mesmo de a contar :)

do widzenia!!


publicado por titusca às 15:49
link do post | favorito

2 comentários:
De miguel a 30 de Novembro de 2007 às 00:02
é realmente uma historia muito estranha, e da conta da importancia que entretanto a comunidade judaica ganhou no seio dos polacos, mesmo que durante muitos seculos tenham sido uma minoria.

A historia faz-me lembrar o estranho mundo de jack, nao sei bem porque. Gostei de te ler mais uma vez, e benvinda à blogosfera (como autora)

bjs


De rakka a 2 de Dezembro de 2007 às 23:29
gostei de te ler =)
espero que esteja tudo bem contigo por esses lados.
aposto que quando voltares dessa aventura, tu é que vais escrever imensas histórias tuas para contar desse lado do mundo.
bjinho grande ;*


Comentar post

Quién soy yo????
posts recentes

Esperando o Inesperado!

Que grande volta!!!!

2007...2008

Piro manias

Italia che cosa voglio fa...

Adeus Santiago!

Ferias em Buenos Aires e ...

Viagens pelos antípodas.....

Mais um historria de Crrr...

Rapa Nui. A minha viagem ...

arquivos

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

pesquisar
 
links
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds