A aventura de um lamecense perdido em terras andinas!
Sábado, 23 de Junho de 2007
ANIME ANIME ANIME
Para quem me conhece, já sabe que o meu grande vício dos últimos anos foi a animação japonesa! Infelizmente acho que já vi grande parte do que valia a pena ver e cada vez está a ser mais díficil encontrar algo mais....

Para quem não sabe, ANIME é a versão animada dos desenhos japoneses, que desde há algumas décadas invadiram o mundo. Toda a gente da minha idade cresceu a ver os mais diversos formatos, mais ou menos comerciais, de diversos tipos e géneros. Pertencem ao imaginário de muita gente que anda por aí. Não confundir com manga, que é a versão de papel (banda desenhada japonesa).
Uma forma de arte, muito interessante e a que os Japoneses dedicaram muita da sua imaginação e cultura e que em muitos casos se transforma numa viagem por esse país tão atractivo e distante (onde os portugueses foram os primeiros europeus a chegar...).
São capazes de fazer historias para crianças e para adultos, sem perder nenhuma da sua envolvência, qualidade narrativa e estética, abordandos os mais diversos temas, sempre com um toque da sua cultura e maneira de ser!

De qualquer maneira depois de tentar impingir o vício a muitos, e de o ter conseguido fazer a uns poucos, cá vai uma lista dos que gostei mais. Verdadeiros clássicos que não ficam nada a dever (pelo contrário) aos filmes e séries a que normalmente estamos habituados!

Rorouni Kenshin
Grande anime, histórico, grandes personagens, excelente para começar o vício, quem ainda não viu o Reminiscensce ainda não viu nada :) )
Cowboy Bebop
Bem esta é a série, que prova o extraorinária que é, a arte do Anime! Personagens do outro mundo, argumento espetacular, cada episódio é sensacional, talvez a melhor banda sonora que já ouvi (Jazzzzzzz). Para fans do que é a arte de contar histórias, qualquer que seja a forma. (Shinichiro Watanabe)
Les Misterieuses Cités D'or

O clássico dos clássicos, pôs os figueiredos mais novos a sonhar com voos mais altos, de tal maneira que acabou a dar o nome a este Blog. Tem tudo e mais alguma coisa, e quem o viu nunca mais o esqueceu!
Last Exile
Provavelmente esteticamente o melhor de todos. A historia captiva mas não é marcante, mas o ambiente é inacreditávelmente original. Mexe com qualquer um que aprecie a arte do desenho.
Gungrave
Gangsters, vingança, amizade, traição... este é um anime bem adulto, com uma historia muito bem construida. A medida de qualquer clássico de Hollywood. (Shinichiro Watanabe)
Berserk
Este é uma das minhas preferências mais controversas. Violência extrema, horror, guerra, com uma das historias mais impressionantes de todas, e ao mesmo tempo bem simples. Até onde nos leva abdicar dos nossos sonhos em favor dos de outra pessoa...
Hellsing
O primeiro anime que vi quando voltei ao vício há 2 anos. Tem algumas falhas (que a nova OVA sem dúvida está a resolver), mas a banda sonora e o Alucard fazem esquece-las. A  representação mais espetacular que já vi, do famoso Conde Drácula (ooops acho que já falei demais...).
Eureka Seven
Este anime é 5*****. Para além de uma história muito cativante e de gags muito engraçados, consegue transportar-nos para aquela altura em que tudo era fácil e simples, quando bastava a vontade para conseguir alguma coisa!
"Don't ask for it! Go for it, do that and you shall be rewarded!" - GEKKOSTATE
Elfen Lied
Bem japonês, bem violento, muito gore, traumas e terror. Ainda por cima com enredo! Foi preciso a Tita convencer-me a vê-lo mas valeu a pena! NYuuuuuuuuuuu
Wolf's Rain
E se a humanidade tivesse evoluído dos Lobos? Este é daqueles animes que não engana, melancólico, poderoso, com história que nos leva para outro tempo e para outros mundos... O final? Bem como em todos os animes que valem a pena, o final certo!
Fullmetal Alchemist
Que dizer deste anime? Genial. É sempre bom revê-lo, pelos gags (as melhores piadas que já vi sobre gente baixinha :) ), pelas reflexões sobre grande parte dos temas mais interessantes da nossa vida, pela força da relação entre irmãos... Este japas têm uma imaginação... este só podia mesmo ser MADE IN JAPAN
Monster
Um anime que mistura uma pitada de silêncio dos inocentes, algo do fugitivo, e muito de psicologia... ainda com um toque de animação dentro da animação!! Espetacular!
Trigun
Um anime sobre o Oeste? nada disso... bem aloucado, com uma das melhores duplas de personagens de todos os anime... Vash the Stampede vs The Priest (Shinichiro Watanabe)
GTO
Este não tem grandes desenhos, a história é rocambolesca, mas a personagem principal é fotocópia do Meirinhos, ainda por cima é sobre um tipo que de repente decide ser professor... (comecei a vê-lo quando o Meirinhos fez o mesmo...) LoL -  Grandes Gags e tremenda coincidência! Hehe
Samurai Champloo
Quem se ia lembrar de misturar anime histórico com hip hop... os japas claro! Anime extremamente estilizado, muito interessante e bem construído! Mais um do Shinichiro Watanabe.
Basilisk - Kouga Ninpou Chou
Historico+Fantástico+Drama.... anime clássico! Muito interessante principalmente pelo cuidado com que ao longo da história os diversos pequenos enredos desembocam no principal. Visualmente bem, bem japonês!

Personagens a não perder
Sanosuke Saghara, e quase todas do Rorouni Kenshin, e o Saito!
Alucard (claro!)
Brraaaaaaandon e o Harry :)
Vash the Stampede
Spike Spiegl, Faye Valentine, todo o pessoal do the Bebop e o Sid Vicious
Fuu, Jin e Mugen - o trio do Samurai Champloo (o Mugen à cabeça ainda por cima tem a mesma voz de outra grande personagem o Roronoa Zoro!)
Onizuka (hehehe)
Gatts, Gatts, GATTS...
Kaname (do full metal panic)
O Naruto e o pessoal do One Piece!

Outras sugestões
Death Note
Scrapped Princess
Princess Mononoke (OVA)
Grave of the Fireflies
Kimi Ga Nozumu Eien
12 Kokuki
Haibane Renmei
Spirited Away (OVA)
Ninja Scroll (OVA)
Vampire Hunter D: Blood Lust (OVA)
Full Metal Panic
Suzumiya Haruhi no Yuutsu
Hatchimitsu to clover
Ghost in the Shell

Ah e claro o Animatrix!!

Vi outros, mas estes foram mesmo os melhores.
Ficam as minhas impressões e sugestões. Se alguem ainda conseguir encontrar algo que me falte ver e que valha a pena, chegue-se à frente. Senão, percam um pouco dos preconceitos e experimentem!

PS: Não tem nada a ver, mas não deixem de ver DEXTER ( grande dica da Tita e do Seabra! )


publicado por Llama Nando às 06:00
link do post | favorito
|

4 comentários:
De eli berbere a 26 de Junho de 2007 às 02:49
Já me cruzei com Les Misterieuses Cités D'or na tv marroquina. Quando entro no avião para vir a Marrocos, faço viagem no espaço e no tempo... São as séries televisivas, as pastilhas elásticas, o tubo para fazer bolas de sabão, as motas que parecem saídas dum filme do indiana jones :)


De rakka a 1 de Agosto de 2007 às 22:57
pronto... aqui está mais uma fã de anime... =)
não vi muita coisa, mas o que vi, adorei.
o teu irmão fez questão de me viciar =P
"Rorouni Kenshin", "Grave of the Fireflies", "Haibane Renmei".
achei bem deixar aqui um cheirinho de onde fui buscar o nome...
espero que esteja tudo bem contigo nesses lados :*


De rakka a 7 de Agosto de 2007 às 12:21
Só uma perguntinha... O "Haibane Renmei" só tem aqueles episódios? Tão poquinhos? =s


De Llama Nando a 11 de Agosto de 2007 às 00:28
Hey, Hey, Hey

Gomeeee, so agora responder! So tem aqueles episódios (12) se bem me lembro. Vais ter de te contentar em ver outra série, o que é um sentimento muito comum nos fãs de anime... Fica sempre um saborzinho a pouco!

Posso sugerir-te outros do mesmo género, ou com a mesma profundidade. Se gostáste tanto desse, podes ver o Kimi ga Nozumu Eien, ou o Last Exile... O Fullmetal Alchemist também é bastante profundo, mas tens de suportar alguns disparates (que é a minha parte favorita, piadas sobre gente baixinha....). Podes seguir o gosto da Tita e ver o Wolf's Rain, que também é impactante (em bom chileno).

Ou ver todos :) Depende do que gostas, o bom no anime é que há montes para todos os gostos!

bYe


Comentar post

Quién soy yo????
posts recentes

Esperando o Inesperado!

Que grande volta!!!!

2007...2008

Piro manias

Italia che cosa voglio fa...

Adeus Santiago!

Ferias em Buenos Aires e ...

Viagens pelos antípodas.....

Mais um historria de Crrr...

Rapa Nui. A minha viagem ...

arquivos

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

pesquisar
 
links
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

28
29
30
31


Visitantes
plants
plants Counter
Info
Mapa do Chile

blogs SAPO
subscrever feeds